sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Meditação do Dia (Isaías 58. 1-9a)

   "Assim fala o Senhor Deus: “Grita forte, sem cessar, levanta a voz como trombeta e denuncia os crimes do meu povo e os pecados da casa de Jacó. Buscam-me cada dia e desejam conhecer meus propósitos, como gente que pratica a justiça e não abandonou a lei de Deus. Exigem de mim julgamentos justos e querem estar na proximidade de Deus: “Por que não te regozijaste, quando jejuávamos, e o ignorastes, quando nos humilhávamos?” — É porque no dia do vosso jejum tratais de negócios e oprimis os vossos empregados. É porque, ao mesmo tempo que jejuais, fazeis litígios e brigas e agressões impiedosas. 
   Não façais jejum com esse espírito, se quereis que vosso pedido seja ouvido no céu. Acaso é esse jejum que aprecio, o dia em que uma pessoa se mortifica? Trata-se talvez de curvar a cabeça como junco, e de deitar-se em saco e sobre cinza? Acaso chamas a isso jejum, dia grato ao Senhor? 
   Acaso o jejum que prefiro não é outro: quebrar as cadeias injustas, desligar as amarras do jugo, tornar livres os que estão detidos, enfim, romper todo tipo de sujeição? Não é repartir o pão com o faminto, acolher em casa os pobres e peregrinos? Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne.
   Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá. Então invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro, e ele dirá: “Eis-me aqui”." 


  -------------------------------------------------

  O trecho do livro do Profeta Isaías nos trás hoje que nosso jejum não se mantém apenas na abstinência de comida. E nosso jejum deve ser tratado como ação destinada totalmente para Deus. Não adiantarás jejuar e ao mesmo tempo pecar sem cessar. Deus conhece nossos corações e nenhuma oração será ouvida se nosso coração se manter sujo pelo pecado.  Ele clama pelo jejum em que se pratica a solidariedade, o amor para com o próximo,  onde segue-se os mandamentos de sua Lei. E afirma que quem pratica desses atos, é recompensado. Não faltará para ele a saúde, a justiça irá imperar e a glória do Senhor o acompanhará.  E a cada vez que chamares ao Senhor, sempre será ouvido e  ao pedir por socorro, Ele se colocará à nossa disposição. Sejamos irmãos em Cristo, façamos sempre as vontades de nosso Deus, mesmo sabendo que muitas vezes será preciso travar duras batalhas. Mas confiantes que Ele se faz presente entre os que o amam e proclamam a sua Glória. 

Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, pois, prudentes como as serpentes, mas simples como as pombas. (Mateus 10.16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário