quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Evangelho (Lucas 9.22-25)

   Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, seja rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas. É necessário que seja levado à morte e que ressuscite ao terceiro dia." Em seguida, dirigiu-se a todos: "Se alguém quer vir após mim, tome cada dia a sua cruz e siga-me. Porque, quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem sacrificar a sua vida por amor de mim, salvá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro , se vem a perder-se a si mesmo e se causa a sua própria ruína?"

   ------------------------------------------------------

   Nessa passagem do Evangelho de Lucas, Jesus apresenta o primeiro anúncio da Paixão. Ciente de sua morte em cruz, o Mestre mostra para seus discípulos o que está por vir. O trecho de hoje nos propõe um questionamento: "Temos tomado com convicção a nossa cruz e seguido fielmente Jesus?"

 O próprio Evangelho nos mostra que a vida com Cristo não é feita de "só alegria". Jesus Cristo mesmo nos diz que há uma cruz para carregar. E que é preciso renunciar a sua vida e se sacrificar por amor à ele. E tantas vezes somos falhos nesse sacrifício. Somos preguiçosos, duvidamos do seu amor por nós, rejeitamos suas graças e não proclamamos a sua Glória. Acabamos nos esquecendo que não há sacrifício maior do que o de morrer pregado numa cruz para remissão dos nossos pecados. Jesus é nosso Salvador. Cada gota derramada de seu sangue foi para redimir nossos erros. 
 Ao final do trecho do Evangelho, Jesus questiona o homem que ambiciona conquistar o mundo e acaba perdendo a si mesmo. Em dias atuais nos deparamos frequentemente com pessoas que ambicionam o dinheiro, a luxúria, o carro do ano, o equipamento de última qualidade e quando alcançam tudo isso, sentem-se vazios de espírito. Gastaram muito tempo trabalhando para comprar e adquirir um status e esqueceram da sua alma. Esqueceram de renovar suas forças espirituais, esqueceram de procurar ao Pai. Esqueceram de tomar sua cruz, escolheram o caminho mais "fácil". Preferiram não renunciar a sua vida de luxos e desejos. E quantas vezes perderam as graças do Pai. Por um simples descuido, por fechar os olhos quando Jesus passava, por cerrar os punhos quando Ele lhe oferecia a mão.  Não sejamos assim, irmãos, sejamos frutos de Cristo. Carreguemos a nossa cruz, ciente de seu peso e ciente de que o caminho com Cristo é o melhor a ser seguido.

Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo. (Mateus 28.20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário